Vida e trabalho na Síndrome de Down

Publicado em 18 de março de 2024

O projeto de extensão PUC Inclusiva realiza a liveA Vida e o Trabalho com Síndrome de Down nesta quinta-feira, 21 de março, das 19h30 às 20h30. Participam do evento Beatriz e Pedro – dois adultos com Síndrome de Down – e seus pais, Reinaldo Marques, professor de Literatura na UFMG, e Ana Maria Coutinho, professora de História na PUC Minas. O encontro, mediado pela instrutora Rosana Bastos, acontece para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down (21 de março) e será transmitido pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube. Este evento conta com o apoio do Curso de Pedagogia. 

O PUC Inclusiva é coordenado pela Profa. Dra. Nivânia Reis e atua visando promover, de forma articulada com as redes local, municipal e regional de afirmação de direitos, a capacitação de pessoas com deficiência. Busca ainda facilitar o contato com empresas interessadas em fortalecer a cultura da inclusão no ambiente corporativo. O foco é a inserção no mercado de trabalho, emancipação e cidadania. Além disso, oferece aos extensionistas a oportunidade de contato com uma experiência inovadora e inclusiva.

De acordo com a professora Nivânia, o Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida, diz, representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. “Faz-se necessário destacar que a Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança”, explica.