Participação no Festival de Fotografia de Tiradentes

Publicado em 12 de março de 2024

Quase 30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social das três unidades do Projeto Providência, da Providêns – Ação Social Arquidiocesana, tiveram suas fotografias expostas no Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes. O projeto de extensão Providência na Comunidade, coordenado pela professora Sandra Freitas, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), ofereceu oficinas de fotografia para esse público.  O festival aconteceu entre os dias 6 e 10 de março.

Desde 2018, o projeto da FCA organiza excursão à cidade mineira como um dos resultados das oficinas de fotografia e audiovisual oferecidas por professores e extensionistas.

“Sair de seu território e pegar estrada, para muitas crianças e adolescentes, pela primeira, vez é explosão pura. Penso que  ver seu trabalho sendo visto por pessoas fora da comunidade, do território, e sendo reconhecido é de fundamental importancia na formação dos participantes das oficinas que são oferecidas durante todo o ano anterior: primeiro na fotografia e na sequência no audiovisual. Eles estão saíndo da invisibilidade a que estão sujeitos e eles mesmos podem conversar com fotógrafos famosos, visitar exposições belíssimas, ser recebidos pelo coordenador do Festival pessoalmente, Eugênio Sávio. Acho que isso traz autoconfiança, autoestima e os fortalece na sua luta que acontece todo o tempo, dia apos dia”, comenta a professora Sandra Freitas.

Para acompanhar os beneficiários, foi recrutada uma equipe de extensionistas e coordenadores, além de um jornalista e uma representante da Providens.

O projeto Providência na Comunidade se formou para apoiar o trabalho desenvolvido pelo Projeto Providência e pela Providens, a partir do campo da Comunicação. Fundado em 1988, o Projeto Providência oferece atendimento diário a crianças, adolescentes e jovens em horário complementar ao da escola. Atualmente, são cerca de 1.840 atendidos, na faixa etária de 2 a 18 anos, nas três unidades do Projeto: Fazendinha (Aglomerado da Serra), Taquaril e Vila Maria.

Nas unidades, os beneficiários  fazem duas refeições diárias, tendo ainda apoio escolar, formação social, política, ambiental e assistência odontológica. Eles participam, ainda, de momentos de recreação, canto, teatro e de oficinas de arte, além de cursos profissionalizantes. O Projeto Providência tem como missão educar para vida crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, favorecendo o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania.