Dia Donut Global na PUC Minas

Publicado em 8 de novembro de 2023

Nesta segunda-feira, 13 de novembro, o Doughnut Economics Action Lab (Deal) lança o Dia Donut Global,  realizado on-line e presencialmente ao redor do mundo. Será um dia de festivais locais liderados pela comunidade centrados na Economia Donut, que oferece uma visão econômica mais igualitária e que visa o desenvolvimento sustentável, respeitando os limites planetários. Estes limites definem até onde o desenvolvimento humano pode chegar sem afetar de forma irreversível a capacidade regenerativa da Terra.

Mais de 30 localidades no mundo sediarão o evento, incluindo o Brasil, com organização de festivais locais reunindo comunidades em torno da Economia Donut.

As pontifícias universidades católicas do Brasil aderiram ao movimento e fazem eventos locais sobre o tema. Na PUC Minas, teremos uma programação especial, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Confira aqui a programação completa.

Às 9h do dia 13, acontece roda de conversa sobre Novas Economias, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com o Curso de Ciências Econômicas, em parceria com o Curso de Direito e a Pastoral da Unidade Praça da Liberdade, no Auditório 1, no Prédio 1 – Edifício Dom Cabral. Os debatedores são: Raimundo de Souza Leal Filho (Ciências Econômicas), André Cordeiro Leal (Direito), Eduardo Brasileiro (Anima – Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão da PUC Minas), Ângelo Salvador (Filosofia e Pastoral), Matheus Gonçalves Crivellaro dos Santos (aluno extensionista e de iniciação científica). A mediação é do professor Édil Guedes (Ciências Econômicas) e apresentação da professora Ester Eliane Jeunon (Proex). Além da participação presencial, também haverá opção de participar da roda de conversa pela transmissão ao vivo no canal do Youtube da Proex. As inscrições para a participação presencial serão liberadas 30 minutos antes do início da roda e serão realizadas pelo Sympla.

Às 12h será feito o plantio de um Ipê Amarelo e a benção da semente no Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental (Cisal), atrás do Prédio 60,  no Campus Coração Eucarístico.

Acontece também, às 17h, um desafio de rimas – atividade cultural on-line da PUC Minas. Em seguida, às 17h50, começa a palestra O Que é Economia de Francisco e Clara. A contextualização, os principais conceitos e princípios serão apresentados pelo professor Eduardo Brasileiro (Anima PUC Minas).

Às 18h10, será realizada a apresentação das ações de pesquisa e extensão relacionadas à Economia Donut e Economia de Francisco e Clara, com painel entre as universidades católicas PUC Minas, PUC-PR, PUC-Rio e Unicap. Os professores participantes da PUC Minas são: Jaqueline Silva Melo – Assessora Administrativa da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas, coordenadora e professora do Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos e do Curso de Gerenciamento de Projetos Sociais do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas (IEC); além de Armindo dos Santos de Sousa Teodósio – professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da PUC Minas, líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (Nupegs), coordenador do programa de extensão Saberes e Inovação para a Sustentabilidade (Sabiás), coordenador da Divisão de Administração Pública da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (Anpad), conselheiro da Rede Academia ICE para a Promoção dos Negócios de Impacto Social (NIS) e coordenador do grupo de trabalho e tecnologias sociais do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua.

Às 18h45 será lançado o e-book Construções para a Sustentabilidade II: movimentos e agendas, pela PUC Minas.

Outra Roda de conversa promovida pela Proex junto ao Curso de Ciências Econômicas e em parceria com o Curso de Direito e o Anima PUC Minas, sobre Novas Economias, será realizada às 19h no Teatro São João Paulo II, prédio 30, Campus Coração Eucarístico. Os debatedores são: Alexandre Queiroz Guimarães (Ciências Econômicas), Tânia Cristina Teixeira (Ciências Econômicas), Marciano Seabra de Godoi (Direito), Flavius Marcus Lana de Vasconcelos (Ciências Econômicas), David Ferreira Duarte (aluno extensionista). A mediação é de Eduardo Brasileiro (Anima) e apresentação da professora Ester Eliane Jeunon (Proex).

Para saber mais sobre o Donut Day, clique aqui.

Foto: Economista Kate Raworth fala sobre a Economia Donut em apresentação do TED. Crédito: Bret Hartman/TED.