Seminário de Extensão 2023: Saberes mediados pela razão, afetos e senso histórico

Publicado em 2 de junho de 2023

“Ao longo de todos esses anos, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) tem sido uma grande casa de passagem onde a relação dialógica é apreendida com muito amor e verdade, fruto do encontro autêntico de pessoas: professores, estudantes, funcionários e membros da comunidade. Aqui os saberes se conjugam mediados pela razão, sem perder de vista os afetos, o senso histórico e social e a consciência cidadã, ecológica e integral”, afirmou a Profa. Dra. Carolina Costa Resende, pró-reitora de Extensão, durante a abertura do Seminário de Extensão 2023, na noite da última quinta-feira, 1º de junho, que teve como tema Especial Proex 40 anos. A Pró-Reitoria de Extensão foi criada por meio de resolução do ano de 1983.

O evento contou com apresentação do Quarteto Vocal PUC Minas, mesa de abertura com homenagens, lançamento do selo dos 40 anos – apresentado pela professora Esther Jeunon, do setor de Eventos da Proex –, intervenção de violão e voz da funcionária da Pastoral Universitária Rayane da Silva Oliveira, além de conferência com o tema Capital Social e ESG: novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável, esta realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (Abef-MG).

Em seu discurso a Profa. Dra. Carolina, ressaltou o papel do professor Emerson de Almeida, quando na década de 1970, criou o Centro de Extensão da então Universidade Católica de Minas Gerais. “Os ares daquele tempo já anunciavam um futuro repleto de desafios, mas também esplendoroso, vibrante e porque não, bonito”, disse. Destacou ainda, em sua fala, o significado do número 40 na Bíblia, mencionado nas Escrituras 142 vezes. “O quarenta simboliza um período de provação em que Deus testa o homem. Porém, Jesus nos mostra uma outra face deste teste. Mais do que colocar à prova, 40 anos no deserto ou 40 dias de jejum e oração, foram, verdadeiramente, uma oportunidade de crescimento necessário para a guinada rumo a um novo tempo possível, não só pelos próprios méritos, mas, também, por meio da Divina Providência”, explicou.

Durante a sua fala, a pró-reitora prestou reverência a gestores que a antecederam na Extensão, como o professor Bonifácio José Teixeira Andrade, que foi pró-reitor de Extensão da década de 1990 até 2003 e atualmente atua na Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac); o professor Wanderley Chieppe Felippe, docente na Faculdade de Psicologia (Fapsi), pró-reitor de Extensão entre os anos de 2007 e 2022; e o Prof. Dr. Caio César Boschi, responsável pela Coordenadoria de Extensão entre os anos de 1978 e 1982, hoje ocupando o cargo de diretor do Centro de Memória e Pesquisa Histórica da PUC Minas.

Ao longo desses 40 anos, um fato que chama a atenção da professora Carolina e de muitos, inclusive do atual reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, é a presença feminina na Extensão, que teve como ex-pró-reitoras duas mulheres – professoras Regina Coeli Correa Cardoso (in memoriam) e Vera Maria Neves Victer, que não pôde estar presente –, além de inúmeras outras professoras, funcionárias e extensionistas envolvidas em suas ações.

Os homenageados foram convidados a subir ao palco, tiveram um momento de fala resgatando suas trajetórias e receberam das mãos de professores e funcionários uma lembrança (estojo e caneta de bambu) produzida por Lúcio Ventania, mestre bambuzeiro, construtor, educador e ator de teatro. É fundador do Cerambu Ravena, espaço voltado para pesquisa e desenvolvimento de metodologias para a popularização do bambu no Brasil, localizado em Ravena, distrito de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O professor Eugênio Batista Leite, pró-reitor de Graduação, representando o reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, pontuou que a extensão universitária é parte vital da missão da Universidade, nos permitindo ultrapassar os limites dos campi e unidades e fazer as devidas articulações e intervenções nas comunidades e, dessa forma, unir teoria e prática. “O fecundo exercício da extensão universitária ao serviço comunitário é um testemunho da nossa missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, possibilitando cumprir a nossa missão, na formação de profissionais competentes e tecnicamente humanistas.”

Além do professor Eugênio, estiveram no palco na abertura o Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação; e o Prof. Dr. Marcos André Silveira Kutova, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Os homenageados da noite foram recebidos no palco por esses professores e pela professora Carolina, além da professora Jane Carmelita Garandy de Arruda Barroso e pelos funcionários da Proex Denise Ferreira Gomes, Kátia Mello, Lise Teixeira, Piedade Flor de Maio dos Santos e pelo estagiário, representando os discentes, Vitor Souto.

Após as homenagens, foi realizada a conferência Capital Social e ESG, novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável, que contou com a participação do professor José Chequer Neto, diretor do ICEG Escola de Negócios, mediador; e do vice-presidente do Ibef-MG, Carlos Braga; e do presidente da diretoria executiva também do Ibef-MG, Júlio César Damião Soares.

Para conferir a íntegra do evento, acesse o canal da Extensão PUC Minas no YouTube. Lá, também está disponível o Workshop de Curricularização da Extensão, que fez parte da programação do Seminário de Extensão 2023.

Foto: Guilherme Simões.