Congresso discute competências para um futuro sustentável

Publicado em 19 de abril de 2023

Congresso Internacional de Gestão Humanizada: competências para um futuro sustentável, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) teve a presença do Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, na abertura. Os dois dias de eventos, realizados nos dias 17 e 18 de abril, enriqueceu o debate sobre a gestão com foco nas pessoas, além de abrir reflexões sobre os modelos atuais de economia e empreendedorismo.

Na ocasião, o Reitor, que é membro da Pontifícia Comissão Bíblica do Vaticano, estava em Roma, onde participou de reunião de trabalho do grupo e se juntou à mesa de maneira remota. “Fiz questão de estar presente, ainda que virtualmente, para dizer da minha alegria e satisfação diante de um tema tão importante quanto o proposto pelo congresso”, enfatizou.

A Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Costa Resende, afirmou notar a convergência de um mesmo propósito entre os membros da administração superior, “que fortalece ainda mais o nosso senso de comum-unidade e corresponsabilidade por uma educação de excelência e humanista que se realiza na cultura do encontro e se atualiza por meio da ecologia integral na busca do bem viver”, explicou. A Pró-Reitora aproveitou a oportunidade para exprimir o desejo que todos sejam afetados por novas ideias e conexões.

“Sustentabilidade é um requisito da PUC Minas”, afirmou o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Eugenio Batista Leite. Ele também abordou que a “premissa da humanização, ou seja, solidariedade empatia, respeito e compaixão com o outro, comunicação não violenta, cultura da paz”, se une às diretrizes da Universidade para formar profissionais competentes e humanizados. O Pró-Reitor de Graduação ainda parafraseou Papa Francisco, dizendo que “é muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias, e é   maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida”.

O Pró-Reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot, também esteve presente na mesa de abertura e discorreu sobre como a pandemia criou uma nova realidade para as organizações e para as vidas as pessoas. Além disso, “a velocidade da mudança na gestão humanizada ganha um novo desafio da interação dos humanos entre si e com as máquinas” disse. Ele também afirmou que é necessário observar as possibilidades abertas pelo mundo digital e extrair o máximo que for positivo.

“A gestão humana significa acompanhar cada uma das lacunas e necessidades, e entender como o RH da Universidade pode fazer para apoiar os gestores nessa trajetória”, disse o Pró-Reitor de Recursos Humanos, Prof. Sérgio Silveira Martins. Na mesa de abertura, o Pró-Reitor também afirmou que devemos aceitar o erro como algo inerente ao processo de transformação, mas entender que não se trata somente de uma espécie de um paternalismo exacerbado.

O Pró-Reitor de Logística e Infraestrutura, Prof. Rômulo Albertini Rigueira, aproveitou o congresso para mencionar alguns projetos que a PUC Minas desenvolve para ser humanizada, como as oportunidades de bolsas de estudos para funcionários, a Universidade Aberta ao Idoso (Unai), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), dentre outros.

O Pró-Reitor de Gestão Financeira, Prof. Paulo Sérgio Gontijo do Carmo, também esteve presente na mesa de abertura e afirmou que um dos grandes desafios é traduzir a gestão humanista em pequenas ações do cotidiano, “em todos nós nas organizações e quiçá em nossas famílias”, concluiu.

O Coordenador do Sistema Avançado de Formação Anima PUC Minas, Pe. Áureo Nogueira de Freitas, elucidou a importância do Anima como órgão responsável “por cultivar os valores da Universidade, a sua missão e sua identidade enquanto PUC Minas”. Ele ainda citou Papa Francisco como uma referência na gestão humanizada, principalmente no que se refere ao novo humanismo e à economia integral.

Todas as palestras estão disponíveis no canal Extensão PUC Minas no Youtube.