NAF PUC Minas se destaca em 2022

Publicado em 10 de março de 2023

Com aproximadamente 7 mil serviços realizados, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da PUC Minas alcançou o 10º lugar no ranking de atendimentos entre os NAF’s do Brasil. Ao considerar os atendimentos feitos por Instituições de Ensino Superior no Estado de Minas Gerais, o posto de atendimento da Universidade ficou em 5º lugar. Destaque para o núcleo de apoio do Campus Coração Eucarístico, que realizou 6.970 atendimentos. O bom desempenho foi reconhecido no último dia 2 de março, em Varginha, no Sul de Minas, durante Solenidade de Homenagem aos NAFs destaques em 2022.

A iniciativa, vinculada ao Curso de Ciências Contábeis, está sob coordenação do professor Antônio Paixão no Campus Coração Eucarístico e tem caráter extensionista. É desenvolvida pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, promovendo um ambiente para os alunos praticarem aprendizados contábeis e fiscais ao prestar serviços gratuitos às comunidades em situação de vulnerabilidade.

Os atendimentos gratuitos à população esclarecem dúvidas relacionadas ao preenchimento da declaração de imposto de renda, microempreendedor individual (MEI), CPF, certidão negativa, IPVA, IPTU, consultas, entre outros serviços.

Os NAF’s de Minas Gerais se destacaram com aproximadamente 124 mil serviços realizados, número que representa 55% dos atendimentos prestados no Brasil. Os dados são do Relatório Anual da Cidadania Fiscal RFB, disponibilizado durante o evento de homenagem aos melhores de 2022.

Na ocasião, a PUC Minas foi representada pelos docentes: Maria José, coordenadora de Extensão do Curso de Administração; e Vinicius Generoso Monteiro, coordenador do Curso de Administração do Campus Poços de Caldas.

“Parabenizo os docentes responsáveis pelo feito. Temos potencial para muito mais. O plano de ação mostrará, juntamente com a plataforma on-line, nossa potencialidade de trabalho em 2023”, afirma o professor Amaro da Silva Júnior, chefe do Departamento de Ciências Contábéis.

Atualmente, há mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina.