O que são cursos de extensão

Publicado em 24 de fevereiro de 2023

O que são cursos de extensão?

Curso de extensão é uma das modalidades previstas na Política de Extensão da PUC Minas (2006) e no Regulamento da Pró-Reitoria de Extensão (2022), definida como: “conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, planejado e organizado de modo sistemático, com duração mínima preestabelecida e critérios de avaliação definidos”.

Na PUC Minas é possível propor cursos de extensão presenciais e/ou remotos. A partir de 2020, por meio de uma parceria com a PUC Minas Virtual, a Proex passou a propor cursos de extensão a distância nas modalidades síncrona, assíncrona ou híbrida.

Professores podem propor cursos de extensão?

Cabe à Pró-Reitoria de Extensão e à rede Proex estimular, fomentar, auxiliar, avaliar e gerenciar a oferta e a realização de cursos de extensão na Universidade. Qualquer professor integrado à carreira docente pode propor cursos de extensão em uma das áreas de conhecimento da PUC Minas.

Quais os públicos dos cursos de extensão?

Nossos cursos voltam-se para públicos diversos e objetivam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida, bem como fortalecer o nosso diálogo com a sociedade. Assim, os cursos de extensão necessariamente devem ser abertos a públicos externos à Universidade, podendo contemplar também a comunidade acadêmica.

Quais os critérios gerais para a proposição de cursos de extensão?

𝗮) Cumprir as diretrizes da extensão universitária descritas no Regulamento da Pró-Reitoria de Extensão (2022);
b) ter carga horária mínima de 4 horas/aulas;
c) ser aberto à participação de setores externos à Universidade;
d) prever um processo de avaliação acadêmica do participante;
e) priorizar profissionais da PUC Minas no quadro de docentes da proposta;
f) ser articulado ao projeto pedagógico de algum curso de graduação ou pós-graduação da Universidade.

A proposição de cursos de extensão é de fluxo continuo e deve ser feita em formulário próprio. A
proposta dever vir acompanhada de uma carta de encaminhamento do(a) coordenador(a) de extensão do curso ao qual a proposta se vincula.

A sua proposta será analisada pela equipe de cursos da Proex, que entrará em contato para esclarecer dúvidas e orientar sobre os processos necessários para a viabilização da proposta.

>> Acesse aqui outras dúvidas frequentes sobre a proposição de cursos de extensão.

Equipe Carina Oliveira de MoraisContatoSala 311
cursosdeextensao@pucminas.br