Política Nacional de Extensão Universitária (2012) | Esta Política Nacional de Extensão Universitária reafirma os objetivos pactuados ao longo da existência do FORPROEX. Muitos deles foram formalizados no Plano Nacional de Extensão Universitária, de 1999, aos quais se acrescem outros que se fazem necessários para o enfrentamento de novos desafios e aproveitamento de novas oportunidades, tendo em vista o contínuo fortalecimento da Extensão Universitária. | |
Extensão nas Instituições Comunitária de Ensino Superior (2013) | O presente documento é resultado da síntese de inúmeras contribuições advindas de reuniões, grupos de estudos e debates, promovidos pelo ForExt, desde a sua fundação, dos encontros e assembleias nacionais, bem como de reuniões regionais e locais. A publicação serve de referência para a construção de políticas e a prática da extensão no segmento das ICES do país. |
|
Política de Extensão Universitária PUC Minas (2006) | O texto reflete os desafios atuais colocados à extensão universitária como uma atividade-fim, integrada ao ensino e à pesquisa, conforme expressa o art. 207 da Constituição Federal/1988. Tal artigo foi regulamentado pela LDBEN/96, no art. 43, que determina a finalidade da educação superior e ressalta o papel da extensão universitária como produtora e difusora de conhecimentos, cabendo-lhe uma função precípua de estabelecer a interlocução com a sociedade. | |
Regulamento da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas (2022) | Regulamento da Pró-Reitoria de Extensão ao disposto em legislação brasileira e em normatização institucional, especialmente na Resolução CNE/CES N° 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, nas Normas Acadêmicas do Ensino de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC Minas, bem como na Portaria R/ N.° 057/2022, que aprova a Regulamentação Institucional da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação da PUC Minas. | |
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2022 – 2026) | O Plano de Desenvolvimento Institucional, 2022 a 2026, da PUC Minas, reúne em seus cinco eixos (Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura) não apenas informações técnicas, dados estatísticos e minuciosa descrição da estrutura acadêmico-administrativa da Universidade. O PDI 2022-2026 projeta caminhos, define rotas e metas a serem atingidas nos próximos anos. | |
Regulamentação Institucional da Curricularização da Extensão (2022) | Os componentes curriculares previstos nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), nos Projetos Políticos Institucionais (PPI), bem como nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) da PUC Minas deverão assegurar, até dezembro de 2022, em suas matrizes curriculares, no mínimo, 10% (dez por cento) da carga horária total em atividades de extensão. | |