Com o tema Economia Popular Solidária em Movimento: Voz, Diálogo e Ação, o Seminário de Economia Popular Solidária deste ano será realizado no dia 5 de maio, no auditório do Campus Lourdes (Rua Sergipe, 790 – Funcionários), das 8h às 17h. O objetivo é debater as políticas públicas e fortalecer as redes solidárias. Na parte da tarde, serão realizadas oficinas de oratória e comunicação para fortalecer ainda mais os Fóruns de Economia Popular Solidária. Para se inscrever e acessar programação, clique aqui

Já a Feira de Economia Popular Solidária acontece entre os dias 6 e 8 de maio, no Campus Coração Eucarístico, no espaço entre os prédios 13 (Faculdade de Comunicação e Artes) e 12 (Faculdade de Psicologia). Durante os três dias, feirantes comercializarão produtos como cosméticos, patês, bolos, alimentos orgânicos e vegetarianos, peças de vestuário, bolsas, artesanato, entre outros. O funcionamento é das 9h às 21h30.  

Os eventos buscam refletir sobre um jeito diferente de produzir, com foco no ser humano, cooperando e fortalecendo os grupos. Tem como objetivo também contribuir com fortalecimento e a sustentabilidade do movimento, promovendo assim uma sociedade mais justa e inclusiva. A Economia Solidária é regida por atividades que sigam práticas econômicas norteadas pela Solidariedade, Autogestão, Cooperação e Dimensão Econômica.

A organização dos eventos é do projeto de extensão Ecosol (Economia Solidária), coordenado pela Profa. Dra. Soraya Pongelupe. 

Circuito de Brechós

Paralelamente à Feira Popular Solidária acontece o Circuito dos Brechós, entre os dias 6 e 8 de maio, no Campus Lourdes, das 9h às 21h30, com a participação de dezenas de empreendimentos econômicos solidários e coletivos de brechós da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A feira reunirá produtos artesanais, confecção, culinária, moda circular e consumo consciente, em um espaço de encontro, economia de resistência e cultura popular.

Com essa programação articulada, a Universidade reafirma seu compromisso com a extensão universitária como prática transformadora, criando pontes entre saberes acadêmicos e saberes populares, e fortalecendo as bases da economia solidária como alternativa concreta ao modelo excludente e concentrador vigente.

O Circuito de Brechós é um projeto que nasceu com a missão de promover a moda sustentável, valorizar, divulgar e fortalecer o empreendedor na comunidade local e levar transformação social por meio da moda.