No dia 21 de março, sexta-feira, às 10h, ocorre na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o lançamento oficial do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). O evento reunirá representantes das câmaras municipais parceiras do PJ Minas, coordenadores municipais e regionais do projeto, além de instituições parceiras, como a PUC Minas. O tema de 2025 é Juventude Direitos Culturais.

O projeto, criado em 2004, é uma iniciativa da ALMG, realizado por meio da Escola do Legislativo e em parceria diversas instituições. Conta com o apoio de mais de 150 câmaras municipais de toda Minas Gerais e busca promover o envolvimento dos jovens na constituição de uma sociedade mais consciente politicamente.

O Parlamento Jovem é uma forma eficaz de explorar assuntos fundamentais relacionados à juventude e à cultura, em busca de promover a consciência cidadã e reafirmar o propósito de formar jovens líderes, conscientes e socialmente participativos.

Cada ano é escolhido um tema de importância social para orientar as dinâmicas, debates e deliberações. 

A PUC Minas é apoiadora da iniciativa, por meio de dois projetos de extensão coordenados pelo Curso de Ciências Sociais, no contexto do programa de extensão Cidadania Ativa, fomentado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).