Lançamento da Revista Conecte-se!

Publicado em 5 de julho de 2024

​A Revista Conecte-se!, referente ao primeiro semestre de 2024, com o dossiê Práticas, Pesquisas e Extensão: as experiências de laboratórios (multi)disciplinares está disponível para acesso no site da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Os textos foram organizados pelo Prof. Dr. Robson Figueiredo Brito, da PUC Minas, e pelo Prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A revista é uma publicação da Proex, que circula semestralmente no formato eletrônico, e cujo foco é se tornar referência nacional na área de estudos interdisciplinares que abrangem a temática da extensão universitária.

Para esta edição, a Proex traz contribuições acadêmicas relacionadas às práticas de pesquisa e extensão e a experiência de laboratórios multidisciplinares em diversas áreas do saber. A produção reúne textos sobre o fazer extensionista, articulando-o ao ensino e à pesquisa em extensão, de Instituições de Ensino Superior dispostas a participar dessa troca profícua.

O entrevistado da vez é o Prof. Dr. José  Ribamar  Lopes  Batista  Júnior, doutor  e  mestre  em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE) e professor do ensino básico, técnico e tecnológico da UFPI,  além de fundador   e  coordenador   do   Laboratório Experimental  de  Ensino  e  Pesquisa  em  Leitura  e  Produção  Textual  (LPT/CNPq)  do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). A conversa foi conduzida pela professora Jacyra  Antunes  Parreira, mestre  em  História  Social  do Trabalho pela Universidade de Vassouras, professora do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da PUC Minas e coodenadora do programa de extensão PUC Inclusiva.

Para acessar a edição, clique aqui

Chamada para o Dossiê Práticas, Pesquisas e Extensão: o Mundo Que Queremos – Eu, Você, Nós!

A Pró-reitoria de extensão da PUC Minas convoca contribuições acadêmicas relacionadas às práticas de pesquisa e extensão e experiência multidisciplinares em todas as áreas do saber de todas as instituições de ensino superior nacionais e internacionais para composição da segunda edição de 2024 da Conecte-se! Dossiê Práticas, Pesquisas e Extensão: O Mundo Que Queremos – Eu, Você, Nós!

Esta edição será realizada em parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a Federação Brasileira de Psicodrama, que realizam entre 11 e 14 de setembro deste ano o 24º Congresso Brasileiro de Psicodrama e o 2º Congresso IAGP Regional Latino-Americano, com a temática “Que mundo queremos? Eu, você, nós!”

Assim, o comitê editorial busca reunir textos que se debrucem sobre o fazer extensionista, articulado ao ensino e à pesquisa em extensão, em convite às demais Instituições de Ensino Superior que desejarem participar desta troca profícua.

As submissões dos trabalhos devem ser realizadas, exclusivamente, até as 23h59 do dia 20 de outubro de 2024 pelo site da Revista Conecte-se!

Clique aqui e acesse as Condições para submissão, Diretrizes para autores e faça sua inscrição.

Organizadores:

Prof. Dr. Robson Figueiredo Brito – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) integrante da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), fundador e coordenador do Laboratório de Práticas, Pesquisas, Publicações Acadêmicas e Internacionalização (Lepppai).

Prof. Dra. Andréa Claudia de Souza – Universidade Autônoma de Lisboa/ Universidade Metodista de São Paulo. Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP).