A metodologia ISONOMA: práticas de cooperativismo e desenvolvimento humano foi selecionada como uma das dez finalistas na 12ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. A ISONOMA é uma tecnologia social de incubação de empreendimentos solidários que atua por meio de diagnósticos, capacitação, mentorias e monitoramento de indicadores de resultados. Essa conquista é um reconhecimento significativo dos esforços da PUC Minas e do Centro de Educação para o Trabalho Virgílio Resi (Ceduc) no fortalecimento da Economia Popular Solidária, apoiada também pelo projeto de extensão Ecosol (Economia Solidária), da PUC Minas.
A proposta do Ceduc para o prêmio, a ser desenvolvida em parceria com a PUC Minas, é a criação de um portal que combinará o processo de incubação e capacitação on-line e possibilitará aos empreendimentos solidários a comercialização de seus produtos. Antes de serem inseridos na plataforma, os empreendimentos passarão por um processo que envolve assessoramento e capacitação por meio da tecnologia social ISONOMA, visando criar condições para que os empreendimentos alcancem o estágio de autogestão, com produtos aptos a competir nos mercados físico e digital, refletindo de forma digna, solidária e sustentável o trabalho artesanal dos participantes.
A pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Costa Resende, e a Profa. Dra. Soraya Cardoso Pongelupe Lopes, coordenadora do projeto de extensão Ecosol, representarão a PUC minas na Semana Nacional de Tecnologia Social, realizada pela Fundação Banco do Brasil, de 17 a 21 de junho de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF. Na ocasião, serão anunciados os vencedores do prêmio. Com o tema Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento social do país, o evento debaterá temas de interesse da sociedade e contribuirá para a (re)construção da estratégia de desenvolvimento social do Brasil.
Essa premiação é uma oportunidade para destacar a importância da tecnologia social e reforçar o compromisso da PUC Minas e do Ceduc Virgílio Resi com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. A parceria da Universidade com o Ceduc Virgílio Resi permitiu a inscrição da metodologia ISONOMA no prêmio, tendo alcançado agora o posto de finalista. De acordo com as instituições, a metodologia ISONOMA tem um grande potencial para impactar positivamente a sociedade e promover práticas de cooperativismo e desenvolvimento humano.
O projeto de extensão Ecosol, da PUC Minas, tem como objetivo capacitar empreendedores da Economia Popular Solidária e tem viabilizado a formação dos alunos da Universidade em diversas áreas gerenciais, como Administração, Ciências Contábeis, Economia, Marketing, Logística, Recursos Humanos e Finanças.
Imagem: Raphael Calixto – Feira da Economia Solidária realizada na PUC Minas