O projeto extensão Regeneração Territorial no Pós-Tragédia de Brumadinho/MG, a convite do cacique Arapowãnã, marcou presença nas celebrações de dois anos da reconquista do território Xukuru Kariri, em Brumadinho (MG). O programa Saberes e Inovação pela Sustentabilidade (Sabiás), do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (Nupegs) do Programa de Pós-graduação em Administração, integra o projeto de regenreração territorial e também esteve envolvido na inciativa, sendo representando pelo doutorando em Administração, Pedro Henrique Moreira.
Nos dias 24 e 25 de fevereiro, os indígenas abriram as portas da aldeia Arapowã Kakyá para que amigos, apoiadores e lideranças políticas pudessem compartilhar experiências e vivenciar uma troca de saberes e conhecimentos. Além da oportunidade de participação em rodas de conversa, a celebração também contou com momentos culturais, com cantos, dança e o Toré – dança/ritual característica. A comunidade também expôs o artesanato do povo Xukuru Kariri e ofereceu almoço para os convidados. “Tudo feito de forma comunitária e acolhedora”, comentou Pedro Henrique.
Em 2022, o povo Xukuru Kariri, originário do Estado de Alagoas, se estabeleceu em uma das fazendas da mineradora cuja barragem sofreu rompimento em 2019. Segundo os indígenas, a fazenda estava abandonada, com casas destelhadas e o terreno improdutivo. Ao tomar conhecimento da ação, a mineradora tomou providências e ergueu barreiras no local, o que não foi suficiente para impedir a ocupação. Agora, os indígenas celebram os dois anos de luta.
O Sabiás atua com catadores, população de Brumadinho, comunidade quilombola de Ribeirão Preto e com os Xukuru Kariri. A partir da construção de um relacionamento de confiança e com a autorização expressa das lideranças e pessoas envolvidas, o projeto promove atividades com a proposta de benefício mútuo. De um lado, oferece às comunidades contribuições de formação e parcerias que resultem no fortalecimento da autonomia nos territórios. De outro, abre-se para que as comunidades também possam oferecer a troca de experiências e saberes. O resultado disso é a presença do projeto nos territórios, ao mesmo tempo em que os seus ocupantes frequentam a Universidade – seja com aulas e palestras ministradas pelas lideranças ou pela participação em atividades diversas.
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