O que são programas e projetos de extensão?
Segundo o Regulamento da Pró-Reitoria de Extensão (2022), um projeto de extensão é “um conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural, artístico ou tecnológico, que apresentem objetivos bem definidos e público-alvo e prazo determinados”.
Para serem reconhecidos pela Pró-Reitoria de Extensão, todos os projetos precisam ser submetidos pelo Sistema de Projetos e Convênios (GPC) e aprovados por uma Comissão de Avaliação da Proex.
Apenas professores vinculados à carreira docente podem submeter e coordenar projetos de extensão.
Do ponto de vista da sua origem e fomento, os projetos de extensão podem ser classificados em:
• 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹: propostas submetidas e aprovadas com fomento da Proex (integral ou parcial), por meio de um edital que é publicado anualmente, sempre no segundo semestre.
• 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗲𝘅𝘁𝗿𝗮 𝗲𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗰𝗼𝗺 𝗳𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼: propostas submetidas e aprovadas com fomento da Proex (integral ou parcial), sem vinculação ao edital, e que são de interesse institucional.
• 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗲𝘅𝘁𝗿𝗮 𝗲𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹 𝘀𝗲𝗺 𝗳𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼: propostas submetidas e aprovadas sem o fomento direto da Proex. Os recursos que viabilizam essas propostas têm origem em outros setores da Universidade. Essas propostas podem ser submetidas para avaliação em fluxo contínuo.
• 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀 𝘃𝗶𝗻𝗰𝘂𝗹𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗲̂𝗻𝗶𝗼𝘀: propostas construídas e aprovadas com fomento externo (integral ou parcial), derivadas de convênios, acordos de cooperação ou parcerias. É o único tipo de projeto que pode, dependendo do caso, dispensar a submissão via GPC.