Rede Incluir: Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência ou Reabilitando 


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Termos pesquisados: Educação Inclusiva e Inclusão Escolar
Fonte de pesquisa:
Banco de Teses da Biblioteca da USP - DEDALUS
Banco Digital de Teses – IBICT
Biblioteca Digital da UNICAMP
Banco de Teses da CAPES
MENDES, Enicéia Gonçalves; FERREIRA, Júlio Romero; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Integração/Inclusão: O que revelam as teses e dissertações em educação e psicologia. In:  NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula (0rg). Inclusão Educacional: pesquisa e interfaces. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2003. 

RESUMO DOS DADOS COLETADOS

1. Número de teses e dissertações por Instituição de Ensino Superior

FGV – 1
Fundação Osvaldo Cruz– 2
Fundação Visconde de Cairu – 1
Pontifícia Universidade Católica – 1
PUC Campinas – 1
PUC Paraná – 2
PUC RJ – 1
PUC RS – 3
PUC SP – 8
UCDB – 1
UERJ – 14
UF de Ceará – 1
UF Espírito Santo – 4
UF Pe – 1
UFF – 2
UFJF – 7
UFMG – 4
UFMS – 2
UFRGN – 1
UFRGS – 6
UFSC – 20
UFSP – 2
UMSP – 1
UNESP – 2
UNICAMP – 34
UNIMEP – 2
UNIMEP Piracicaba – 1
Universidade Católica de Brasília – 2
Universidade Católica de Goiás – 1
Universidade Católica de Petrópolis – 1
Universidade de Brasília – 1
Universidade de São Marcos – 1
Universidade de Sorocaba – 1
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – 1
Universidade Estadual de Campinas – 6
Universidade Estadual de Maringá – 1
Universidade Estadual do Ceará – 1
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – 5
Universidade Federal da Bahia – 2
Universidade Federal de Viçosa – 1
Universidade Federal do Ceará – 1
Universidade Federal do Maranhão – 1
Universidade Gama Filho – 1
Universidade Metodista de Piracicaba – 1
Universidade Metodista de São Paulo – 2
Universidade Presbiteriana Mackenzie – 4
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – 2
Universidade São Francisco Educação – 1
USP – 30
Instituição - Não Identificada
Vazia – Não Identificada

2. Número de teses e dissertações defendidas por ano

1983 – 2
1984 – 1
1985 – 2
1986 – 1
1987 – 2
1989 – 2
1990 – 2
1991 – 5
1992 – 2
1993 – 1
1994 – 6
1995 – 1
1996 – 5
1997 – 6
1998 – 9
1999 – 15
2000 – 20
2001 – 36
2002 – 15
2003 – 25
2004 – 6
2005 – 12
2006 – 17
2007 – 1

3. Número de teses e dissertações defendidas conforme o grau da Pós-graduação

Livre Docência: 1
Doutorado: 44
Mestrado: 147
Profissionalizante: 2  

4. Número de teses e dissertações defendidas conforme amostra da pesquisa                                                                                                       

Aluno com Deficiência Múltipla – 2
Aluno com DA    Aluno sem NEE  Professor de escola regular  Familiares – 1
Aluno com DA - 5
Aluno com DA  Familiares  Professor de escola regular com aluno com NEE –  1
Aluno com DA  Professor de escola especial – 1
Aluno com DA Familiares Professor de escola regular com aluno com NEE Professor de educação especial – 1
Aluno com DF – 5
Aluno com DF Aluno sem NEE – 1
Aluno com Dificuldade de Apredizagem – 3
Aluno com DM – 7
Aluno com DM Familiares Professor de Escola Regular com Aluno com NEE – 2
Aluno com DM Aluno sem NEE – 3
Aluno com DM Professor de Escola Especial – 1
Aluno com DV – 9
Aluno com NEE – 4
Aluno com NEE (não especificada) – 8
Aluno com NEE (não especificada) Familiares Professor de Apoio – 1
Aluno com NEE (não especificada) Professor de Apoio – 1
Aluno sem NEE – 2
Alunos do Magistério – 1
Alunos, Adultos em Processo de Alfabetização – 1
Alunos negros do curso de pedagogia de cinco instituições da cidade de São Paulo – 1
As associações de portadores de deficiência do tipo física, auditiva e visual – 1
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas – PR - 1
Atletas Cegos, Dirigentes e Técnicos – 1
Autor do Trabalho – 2
Bailarinos e Coreógrafos Renomeados de Diversos Grupos de Dança do País – 1
Bibliografia Escola Familiares – 1
Bibliografia – 6
Bibliografia Documentos – 2
Bibliografia Professor da Escola Regular com Aluno com NEE – 1
Bibliotecas Públicas do Distrito Federal – 1
Centro de reabilitação -Vila Leopoldina (SESI), Município de São Paulo – 1
Diretora adjunta e quatro professores de uma escola de ensino fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro – 1
Deficientes visuais – 1
Documentos – 10
Documentos Bibliografia Professor – 1
Duas empresas no setor de transporte – 1
Duas entidades que atendem pessoas com baixa visão; EMIEE e Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis - 1
Empregador – 1
Equipe Técnica da Escola (diretor, supervisor, assistente social, psicólogo) Pais Alunos – 1
Escola – 18
Estudantes de música com deficiência visual – 1
Familiares – 4
Familiares  Professor de Escola Regular com Aluno com NEE – 1
Familiares Escola Especial – 2
Familiares Professor de Escola Especial com DV – 1
Famílias com filhos deficientes,inseridas no Colégio Coração de Jesus – 1
Famílias que participaram de um programa de tratamento domiciliar para crianças com distúrbios neuropsicomotores – 1
Interação com o Computador – 2
Pesquisadores do Subcoordenadoria de Orientação Pedagógica e Educacional  - SOPE – 1
Pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual e multípla – 1
Pessoas com deficiência física no mercado de trabalho – 1
Pessoas com deficiência que estudam no Senac Tiradentes – 1
Pré-escolas que recebem alunos deficientes físicos – 1
Professor de Escola Especial Documentos – 1
Professor da Escola Regular com Aluno com DF – 1
Professor da Escola Regular com Aluno com NEE – 3
Professor de Apoio – 2
Professor de Escola Regular com Aluno com NEE   Professor de Apoio – 1
Professor de Escola Especial – 5
Professor de Escola Especial  Professor de Escola Regular com Aluno com NEE – 1
Professor de Escola Especial e Regular – 1
Professor de Escola Regular com Aluno com DA – 1
Professor de Escola Regular com Aluno com DV – 1
Professor de Escola Regular com Aluno com NEE – 25
Professor de Escola Regular com Aluno com NEE  Documentos – 1
Professor de Escola Regular com Aluno com NEE  Familiares – 1
Professor de Escola Regular com Aluno com NEE  Professor de Escola Especial – 1
Professor de Escola Regular com Aluno com NEE Familiares Aluno com DM  Especialistas – 1
Professor de Escola Regular com Aluno com NEE Professor de Escola Especial   Aluno com DM  Familiares – 1
Professoras do ensino fundamental – 1
Professores – 1
Profissional de Escola Especial – 1
Representantes de organizações privadas com finalidade de lucro de atuação regional, nacional e multinacional, predominantemente sediadas nas regiões sul e sudeste do Brasil – 1
Sala de Aula Documentos – 1
Sala de Aula – 3
Sistema Único de Saúde, da cidade de São Carlos – 1
Software livre – 1
Técnicos da Saúde  – 1
Três instituições de educação pública do município de Viçosa-MG que estão vivenciando a educação inclusiva de diferentes maneiras, as escolas “Professora Maria José Santana”, “Effie Rolfs” e “Apae/Viçosa” – 1
10 sujeitos portadores de deficiência mental e 10 não-portadores – 1
Especialistas – 1
15 mães de crianças com Síndrome de Down – 1

5. Alguns dos problemas ou objetivos das pesquisas de teses e dissertações

A importância do educador no contexto do diagnostico integral do portador de deficiência mental                                    

Acesso à arte ao cego
Analisar a postura das famílias dos alunos com NEE.
Analisar a ocorrência de processos de significação, caracterizando e tornando visível o movimento discursivo na medida em que ele vai constituindo o processo de significação de um conceito
Analisar as políticas e práticas de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho
Analisar os processos de interação que um programa de atividades físicas lúdicas possibilitou ao desenvolvimento de portadores de deficiência mental                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Analise da escola e prática pedagógica inclusiva                                                                                                                                                                                                                                           
Analise da formação do professor                                                                                                                                                                                                                                                        
Atuação junto ao professor ou aluno com NEE                                                                                                                                                                                                                                              
Avaliação da educação especial                                                                                                                                                                                                                                                           
Avaliação da inclusão (integração) de aluno com NEE na escola regular                                                                                                                                                                                                                                                                         
Avaliação da proposta de projeto de escola inclusiva                                                                                                                                                                                                                                                        
Avaliação escola especial / sala de apoio no processo de inclusão                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Avaliação material didático adaptado
Criação de novos espaços para a formação profissional dos não videntes, através da participação em cursos a distância
Criar novos canais de comunicação e acessibilidade, contribuindo para a integração social e independência dos não videntes                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Concepção de aprendizagem e mudança de olhar sobre este                                                                                                                                                                                                                                                                         
Concepção de pais sobre a educação inclusiva                                                                                                                                                                                                                                              
Concepção do empregador sobre a inclusão de deficientes no trabalho                                                                                                                                                                                                                                                                          
Concepção e atitude de professores sobre a educação inclusiva / o aluno com NEE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Concepção e conhecimento sobre inclusão entre as futuras professoras                                                                                                                                                                                                                                                                          
Concepção presente no encaminhamento de aluno para escola especial                                                                                                                                                                                                                                                                          
Descrição da prática do professor com aluno com NEE                                                                                                                                                                                                                                                    
Direito à educação                                                                                                                                                                                                                                                                              
Formas dos discursos da/na dança em cadeira de rodas e seus processos de significação
Identificar aspectos facilitadores à contratação de PPDs pelas organizações estudadas                                                                                                                                                                         
Implicações da inclusão do cego no desporto de rendimento na natação                                                                                                                                                                                                                                                                         
Interação mãe e filho com deficiência                                                                                                                                                                                                                                                   
Interpretação dos educadores sobre os documentos oficiais sobre educação inclusiva
Investigar os caminhos de inclusão que deram a alunos negros condições de permanência no sistema de ensino até o nível superior                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
O método clínico na investigação da relação com o saber de sujeitos professores e professoras da Rede Municipal de Ensino, bem como sobre a minha própria relação com o saber como pesquisadora e formadora.
Percepção do professor                                                                                                                                                                                                                                                                      
Política educação Inclusiva                                                                                                                                                                                                                                                                  
Proposição de conceitos para pensar uma escola inclusiva                                                                                                                                                                                                                                                                             
Proposta de prática para uma escola inclusiva                                                                                                                                                                                                                                                
Sugestão de currículo para uma escola inclusiva                                                                                                                                                                                                                                             
Sugestão de proposta para uma escola inclusiva                                                                                                                                                                                                                                             
Sujeito com NEE ---- em interação com outros alunos
Sujeito com NEE ----- na construção do conhecimento                                                                                                                                                                                                                                                  
Uso da informática promovendo a inclusão escolar
Verificar como se processa a educação sexual de adolescentes com Síndrome de Down                                                                                                                                                                                                                               
Vida diária do deficiente

6. Número de teses e dissertações defendidas conforme análise da abordagem da pesquisa

Acesso e permanência escola/ classe especial – 6
Acesso e permanência escola/ classe especial. Ensino e prática – 1
Acesso e permanência legislação – 2
Acesso e permanência na escola comum – 1
Acesso e permanência opinião do professor – 26
Acesso e permanência opinião do professor e alunos – 1
Acesso e permanência opinião do professor e diretor – 1
Acesso e permanência opinião do professor e pais – 3
Acesso e permanência opinião do professor, pais e alunos – 5
Acesso e permanência opinião do professor, pais, alunos e apoio – 1
Acesso e permanência opinião do professor, pais, alunos e especialistas – 1
Acesso e permanência opinião dos alunos – 9
Acesso e permanência opinião dos pais – 4
Acesso e permanência opinião dos pais e alunos – 1
Acesso e permanência opinião e apoio – 2
Acesso e permanência opinião e interação – 4
Acesso e permanência política – 5
Acesso e permanência política e legislação – 1
Analise da capacidade da pessoa com deficiência – 2
Construção do conhecimento pelo sujeito com NEE – 4
Ensino de educação física – 2
Ensino e currículo – 5
Ensino e enturmação – 2
Ensino e prática – 14
Ensino e prática de música – 1
Ensino e prática. Alfabetização de adultos pautado na cultura do grupo – 1
Formação do professor – 16
Fundamentos teóricos para prática inclusiva – 11
Implantação de projetos educacionais inclusivos em rede de ensino ou escolas – 23
Implementação de projetos educacionais inclusivos em rede de ensino ou escolas – 1
Inclusão e Biblioteca – 1
Inclusão e informática – 9
Inclusão escolar acessibilidade – 1
Inclusão escolar concepção – 4
Inclusão escolar e educação sexual – 1
Inclusão no esporte – 1
Inclusão no trabalho – 7
Inclusão pela arte – 1
Inclusão escolar racial – 2
Interação social – 5
Interação social. Acesso e permanência opinião e interação – 1
Interação social. Ensino e prática – 1
Saúde e inclusão – 4


DA – Deficiência Auditiva

DF – Deficiência Física.

DM – Deficiência Mental

DV – Deficiência Visual

Necessidade Educacional Especial.

Teses e Dissertações

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