Rede Incluir: Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência ou Reabilitando 


Voltar a Publicações



Anais do IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva


É necessário o Acrobat Reader para visualizar todos os arquivos apresentados nessa página. Para fazer o download clique aqui.



→ Cultura, esporte e arte: Lazer, qualidade de vida e inclusão social

  • Centro Juvenil Dom Bosco na contra mão da violência: resgatando a dignidade e potencializando crianças e adolescentes para o futuro
  • Melhoria da qualidade de vida dos idosos institucionalizados por meio de atividades de lazer
  • A arte do movimento em uma instituição asilar
  • Atividades de lazer para promoção da qualidade de vida em asilo


    → Educação e inclusão: Experiências em educação inclusiva I

  • Educação inclusiva: qual a concepção dos professores acerca do programa nacional
  • Inovação curricular: uma realidade construída no cotidiano da inclusão
  • Parceria público-privada: ações práticas para a educação inclusiva


    → Meio ambiente e inclusão social: Educação ambiental I


  • Projeto de Educação Ambiental Cascalho
  • Projeto Arte e Reciclagem
  • Diferentes olhares sobre a natureza: "Trabalhando a percepção ambiental de crianças com Síndrome de Down em uma trilha ecológica"


    → Saúde e Inclusão: Programas de promoção da saúde


  • Programa "Água de Ferro"
  • A clínica psicomotora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Betim - Minas Gerais
  • Demanda no atendimento clínico psicológico de pessoas com necessidades especiais


    → Trabalho e inclusão: Inclusão da pessoa com deficência no trabalho - Condições de trabalho e estratégias de ação


  • Dificultadores e facilitadores no processo de inclusão da pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho
  • Avaliação das condições de trabalho para inserção de pessoas com deficiência na gestão da diversidade
  • Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho: algumas considerações sobre avaliação de postos de trabalho
  • Programa de inserção da pessoa com deficiência no "mundo do trabalho"; caminhos percorridos...


    → Trabalho e inclusão: Responsabilidade social e inclusão social


  • Responsabilidade social empresarial: uma visão dos líderes
  • A efetividade do programa TIM ARTEDUCAÇÃO como estratégia de inclusão social do segmento infanto-juvenil no município de Viçosa/MG


    18 de outubro de 2006 (4ª feira)


    → Acessibilidade e tecnologia assistiva


  • Sistema acoplável motorizado para cadeira de rodas convencional
  • A efetividade e aceitabilidade da comunicação alternativa e/ou aumentativa em crianças com neuropatia crônica não progressiva – rumo a inclusão
  • Acessibilidade ambiental: das disposições legais à inclusão espacial das pessoas com deficiência


    → Cultura, Esporte e arte: Arte e inclusão social


  • Banda da Diversidade
  • A dança de rua como instrumento de análise do programa TIM ARTEDUCAÇÃO, em Viçosa (MG): o olhar dos adolescentes e suas famílias
  • Programa de dança experimental: uma possibilidade de inclusão social

    → Educação e inclusão: Acesso à escola e estratégias para inclusão da pessoa com deciência I


  • A escola como espaço de inclusão: sentidos e significados produzidos por alunos e professores no cotidiano de uma escola do sistema regular de ensino a partir da inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
  • A inclusão de alunos com necessidades especiais e a influência da interação discursiva professor/ aluno para produção de significado matemático: um estudo de caso com uma estudante surda
  • Acesso e permanência dos alunos com deficiência na escola

    → Educação e Inclusão: Dificuldadades de aprendizagem e fracasso escolar

  • O lugar do sujeito na educação: uma análise dos processos de inclusão e exclusão do aluno na escola
  • Reatando laços com o aprender: a experiência das oficinas de pensamento e expressão
  • Educação inclusiva, utopia possível: uma leitura psicopedagógica de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem

    → Saúde e Inclusão: Saúde, esporte e educação

  • Saúde escolar: uma proposta ideal para a inclusão
  • O impacto das atividades esportivas na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência
  • O papel da educação física na inclusão social

    → Trabalho e inclusão: Vários olhares sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

  • Relações de troca na inserção da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) no programa de emprego protegido: antropofagia ou respeito à alteridade?
  • Expectativas das famílias e dos filhos com deficiência mental leve acerca de seu futuro: um resumo da pesquisa
  • Inclusão no trabalho de pessoas com deficiência: estudo exploratório em empresas com menos de 100 empregados no município de Contagem – MG
  • Faces e perspectivas da inclusão do indivíduo com lesão medular no município de Goiânia


    19 de outubro de 2006 (5ª feira)


    → Direitos Humanos e cidanania: Planejamento Urbano e participação popular

  • O planejamento urbano como ação afirmativa para inclusão socioespacial
  • Acessibilidade urbana no estatuto da cidade: o papel do plano diretor na construção dialógica de cidades sustentáveis
  • Gestão de cidades e políticas de patrimônio: o caso de Sabará - MG


  • → Educação e inclusão: Acesso à escola e estratégias para inclusão da pessoa com deficiência II

  • A relação entre informação, trabalho pedagógico e a inclusão de alunos com deficiência na rede pública de ensino
  • Inclusão e exclusão: a dupla face da modernidade
  • A inclusão de alunos com deficiência visual e seu processo de letramento


  • → Educação e inclusão: Estratégias para a inclusão de portadores de (outras) necessidades especiais

  • Inclusão escolar de crianças com autismo: o papel da consultoria colaborativa
  • O preconceito contra o gordo e o conseqüente sofrimento do jovem: um estudo piloto
  • A inclusão na escola pública e o portador de necessidades educativas especiais: em especial o diabético


  • → Meio Ambiente e inclusão social: Educação ambiental II


  • Educar e formar a diversidade
  • Programa de coleta seletiva e inclusão social


  • → Trabalho e inclusão: Associativismo, Geração de renda e políticas públicas


  • A visão do trabalho coletivo por parte de grupos populares da comunidade rural, Zigue-Zague, Viçosa-MG.
  • Políticas públicas e ações coletivas conjugadas como estratégia de desenvolvimento local
  • O empoderamento como estratégia de desenvolvimento local: avaliação de programa de inclusão social no município de Viçosa-MG
  • Qualificação e reorientação para o trabalho: caso de pessoas carentes das comunidades Barrinha e Cidade Nova, Viçosa-MG


  • → Tecnologia para inclusão: Informática aplicada à educação


  • A construção de ambientes informatizados de aprendizagem
  • Blog como instrumento de construção da história pessoal


  • 20 de outubro de 2006 (6ª feira)


    → Direitos humanos e cidadania: Acesso aos direitos e mídia


  • Entre o silêncio e a visibilidade: a luta por reconhecimento da comunidade surda
  • A intransitividade do estado brasileiro
  • Da conquista ao exercício dos direitos: uma abordagem significativa dos direitos sociais
  • Jornal da rua - a inclusão pela comunicação


  • → Educação e inclusão: Experiências em educação inclusiva II


  • Inclusão: avanços e desafios
  • Escola de todos e para todos
  • Educação infantil inclusiva – relato de uma experiência nas creches públicas do município de Betim


  • → Educação e inclusão: Formação de professores e politicas públicas


  • Formação do pedagogo: educação inclusiva presente, ausente ou ignorada?
  • Educação escolar indígena e a legislação brasileira: uma proposta inclusiva
  • Criança Feliz: por uma política pública de educação inclusiva


  • → Meio Ambiente e inclusão social: SIstemas de produção orgânica e capacitação profissional


  • Caracterização das potencialidades e barreiras do processo de conversão para produção orgânica
  • Potencialidades dos quintais agroflorestais como estratégia de desenvolvimento local: caracterização dos condicionantes de sustentabilidade rural das áreas de entorno do parque estadual da Serra do Brigadeiro/MG


  • → Trabalho e inclusão: Reestruturação produtiva, profissionalização e políticas públicas

  • Os rebatimentos do trabalho precário na vida da mulher negra no município de Franca-SP
  • A cidadania em construção: a prática da EPTOM em Ipatinga-MG
  • Indústria calçadista francana: há uma mentalidade empresarial direcionada para a inclusão social desses trabalhadores?


  • → Tecnologia para inclusão: Inclusão Digital

  • Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino
  • Vida na Terceira Idade: projeto de inclusão digital da PUC Minas em Contagem
  • Inclusão/ exclusão digital de jovens alunos do ensino noturno


  • Pôsteres (Exposição) - 17 a 20 de outubro de 2006


    → Eixo 01 - Direitos Humanos e Cidadania


  • ESPAÇOS PÚBLICOS EM ÁREAS DE REMOÇÃO POR RISCO

  • → Eixo 02 - Saúde e Inclusão


  • O Perfil sócioeconômico e social dos usuários assistidos no pólo integrado de assistência odontológica ao paciente especial – PAOPE
  • Educação em saúde, cidadania e autonomia na saúde mental
  • Atividades terapêuticas no caps – Viçosa/MG: Uma forma de integração social e familiar
  • Desenvolvimento cognitivo e psicomotor de pacientes psiquiátricos em processo de reiteração biopsicossocial: O caso do instituto de seguridade social da UFV-MG

    → Eixo 03 - Educação e Inclusão

  • Educação ambiental para crianças que apresentam necessidades educacionais especiais: Síndrome de down que participam da educação inclusiva
  • Reestruturação do centro municipal de educação inclusiva "Cléberson da Silva": O pensar e o fazer construídos coletivamente
  • Expectativas de educadores num trabalho de apoio à educação inclusiva
  • P.D.E. – Programa de Desenvolvimento Educacional - Módulos de Inclusão Educacional
  • Descobrindo um mundo novo: Aprendendo a ler, escrever e calcular
  • Educação inclusiva na eja: Uma experiência na escola municipal vasco pinto da fonseca
  • Inclusão escolar dos estudantes com deficiência em belo horizonte: Desafios e possibilidades
  • Escola regular ou escola especial para as crianças autistas?
  • NUPI: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA RUMO À INCLUSÃO
  • EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR MEDIADA PELA AÇÃO INTERSETORIAL E O TRABALHO MULTIDISCIPLINAR
  • A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DOS CIDADÃOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-PESQUISA E EXTENSÃO NA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO NA FACULDADE MINEIRA DE DIREITO DA PUC MINAS, UNIDADE DE SÃO GABRIEL
  • PROJETO FAMÍLIA ESPECIAL - O TRABALHO COM FAMÍLIAS E OS AVANÇOS PSICOSSOCIAIS A SEREM ALCANÇADOS
  • IMPULSO - UMA PROPOSTA DE APOIO COMPLEMENTAR
  • A INSERÇÃO DO SUJEITO PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL E EDUCACIONAL NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO UNIVERSO ACADÊMICO: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE LETRAS DA PUCMINAS UNIDADE DE SÃO GABRIEL
  • O CAP E A FAMÍLIA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • → Eixo 04 - Trabalho e Inclusão


  • ATUAÇÃO TERAPÊUTICA-OCUPACIONAL NA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
  • CURSO DE CAPACITAÇÃO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
  • GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA - POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL
  • HEMOFILIA A GRAVE (HAG): O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO FORMAL E O ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO
  • INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

  • → Eixo 05 – Acessibilidade

  • ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE NO PARQUE MUNICIPAL
  • GRUPO PARAMEC: PROJETOS PARA ACESSIBILIDADE – UFMG

    → Eixo 06 - Tecnologia para Inclusão

  • A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PARA A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DO INDIVÍDUO
  • VIDA NA TERCEIRA IDADE: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
  • IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA FUNCIONALIDADE DE INDIVÍDUOS COM LESÃO DE NERVO RADIAL

  • → Eixo 07 - Cultura, Esporte e Arte

  • EDUCAÇÃO FÍSICA E INDIVÍDUOS COM TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
  • INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA NO ESPORTE DE RENDIMENTO: ABORDAGEM AO ATLETA E AO ATLETA PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS
  • PROJETO CONHECER: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL PELO ENSINO DA NATAÇÃO

    → Eixo 08 - Meio Ambiente e Inclusão Social

  • CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DO CARAÇA: UMA PARCERIA EM BUSCA DE INCLUSÃO
  • CENTRO SENSORIAL DE GERAÇÃO DE RENDA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


  • Patrocinadores

    governo_mg.bmp, 66kB    

    cemig.bmp, 59kB


    logo_crea.gif, 4,1kB


    Voltar a Publicações

    

    Notícias


    II JORNADA INTERNACIONAL DA INCLUSÃO & II ENCONTRO NACIONAL DO EMPREGO APOIADO

    Cursos de Capacitação para Pessoas com Deficiência - 2º semestre 2018

    Depoimentos Extensionistas sobre o Programa Rede INCLUIR

    Folder: Curso de Capacitação para Pessoas com Deficiência - 2018

    Guia da Previdência Social



    Arquivos


    

    Contatos


    Avenida Dom José Gaspar, nº 500 - Coração Eucarístico - Prédio 30 - Sala 311
    (31) 3319-4082/4977 - redeincluir@pucminas.br
    CEP: 30535-901 - Belo Horizonte - MG

    
    ©2010 - 2018| Webmaster | Pro Reitoria de Extensão - PUC Minas - Belo Horizonte - MG 
    
    
    Carregando Pesquisa...