Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão - Sociedade Inclusiva 


Sociedade Inclusiva: Rede de Inclusão Social


Por: Equipe da Sociedade Inclusiva


   Na década de 1990, alguns de nós, professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), preocupados com a formação de educadores que atuavam em escolas especiais, pensamos inicialmente em fazer um encontro para discutir a prática educacional nessas instituições. Mas logo vimos que essa era uma questão complexa, que exigiria discutir também a acessibilidade aos espaços públicos e privados, à saúde, ao trabalho, à tecnologia, à arte, enfim, aos direitos humanos. Assim, acabamos por organizar, em outubro de 1999, o I Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Nesse primeiro Seminário, intitulado apenas como "Sociedade Inclusiva", reuniram-se vários pesquisadores de outros países, como Suécia, Chile, Inglaterra e Estados Unidos, e de vários estados brasileiros para discutir como uma sociedade poderia se organizar para ser inclusiva. No mesmo evento propôs-se a criação do Fórum Permanente Sociedade Inclusiva, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da PUC Minas. Mais tarde, a "Sociedade inclusiva: rede de inclusão social" foi reconhecida pelo Conselho Universitário (Consuni), através da resoluçãoo nº 2/2005.
  A princípio o Núcleo Sociedade Inclusiva, composto por professores e alunos de vários cursos da Universidade, inspirado na Declaração universal dos direitos humanos (ONU, 1948), deteve-se em discutir o acesso aos direitos das pessoas com deficiência; em um segundo momento, o dos grupos de negros e índios; e, mais recentemente, o de grupos que, por questões de gênero e orientação sexual, são discriminados e excluídos dos direitos fundamentais. A discussão de exclusões direcionadas a outros grupos também acontece nos seminários, que são realizados de dois em dois anos.
  O Núcleo tem como princípios: conceber a Sociedade Inclusiva como aquela em que todas as pessoas, independentemente de sexo, idade, crença, etnia, raça, orientação sexual ou deficiência, são necessariamente reconhecidas como cidadãs e em que a todas elas são facultados os direitos econômicos, sociais, civis e culturais, eliminando-se quaisquer formas de discriminação e segregação; primar por uma sociedade aberta e acessível a todos os grupos, que encoraja a participação e aprecia a diversidade e as experiências humanas; compreender a atividade extensiva voltada para a inclusão social como uma das formas de expressar o compromisso social da Universidade e de tornar público o conhecimento produzido por ela; entender a extensão como prática interdisciplinar e transdisciplinar associada ao ensino e à pesquisa; e realizar parcerias de cooperação interinstitucional.
  Desde o seu surgimento, o Núcleo desenvolveu varias ações de debate e promoção dos direitos de grupos historicamente excluídos dos direitos fundamentais. Entre elas, os seminários internacionais merecem destaque por reunir pessoas com diferentes olhares em torno da discussão e da promoção de produção científica sobre a temática da sociedade inclusiva. O primeiro Seminário buscou conceituar o termo "sociedade inclusiva", e tivemos muitas dificuldades de encontrar pessoas no Brasil para promover esse debate. No segundo Seminário, em 2001, ampliamos a discussão, trazendo a temática da globalização, do meio ambiente e da responsabilidade empresarial, e demos destaque à questão da inclusão racial. No terceiro Seminário, intitulado "Ações Inclusivas de Sucesso", realizado em maio de 2004, apresentaram-se muitos trabalhos que mostravam que a discussão havia provocado mudanças na sociedade. O quarto Seminário, em outubro de 2006, propôs avaliar os impasses e avanços das propostas e das ações inclusivas, as quais, devido ao acúmulo de experiências debatidas nos seminários anteriores, exigiam uma reflexão mais apurada. E no quinto e mais recente Seminário, realizado em outubro de 2008, colocamos em discussão a questão das diferenças de pessoas e grupos e a da sustentabilidade, um paradoxo na sociedade contemporânea.



Notícias


Evento I Jornada da Inclusão

Folder dos cursos de Capacitação 2º/2017

Cursos de Capacitação 2º semestre 2017

Oportunidades Especiais

Divulgação dos Cursos de Capacitação

Folder do Curso de Capacitação

Cursos Disponíveis nos Postos do Sine (BH)

Guia da Previdência Social



Arquivos


Av.Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - Prédio 30 - (031)3319-4977


©2010  | Webmaster | Pro Reitoria de Extensão - PUC Minas - Belo Horizonte - MG 

Carregando Pesquisa...